Java SE, Java ME e Java EE: entendendo os “sabores Java”

terça-feira, 13 \13\UTC julho \13\UTC 2010

Java pode ser encontrado em três edições principais, cada qual possui uma finalidade específica. A seguir serão apresentados os principais aspectos de cada um dos “sabores Java”.

A Standard Edition (Edição Padrão) ou Java SE, é a plataforma destinada às aplicações em geral (desktops, computadores pessoais). Atualmente pode ser considerada como a edição mais utilizada, afinal sua própria nomenclatura expressa isso “edição padrão”.

Já a Micro Edition (Edição Micro), Java ME, ou ainda J2ME, é uma plataforma destinada aos dispositivos móveis e sistemas embarcados (embedded systems), ou seja, dispositivos com recursos limitados. Esta edição abrange celulares, PDAs, controles remotos, enfim, uma vasta gama de dispositivos.

Finalmente, a Enterprise Edition (Edição Empresarial) ou Java EE, é a plataforma que engloba aplicações corporativas, isto é, de grande porte. A diferença fundamental em relação ao Java SE, é que a Edição Empresarial possui bibliotecas (APIs) para implementar software Java distribuído, tolerante a falhas e multicamada, baseada amplamente em componentes modulares executando em um servidor de aplicações.

Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Java_(software_platform)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_Java

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: